Psicóloga

Maria Fernanda G.Santuci Mercurio CRP:06/168218

Cuidados com a Saúde Mental em tempos de Pandemia

Em abril de 2020, a OMS criou um guia com algumas dicas para o enfrentamento das consequências psicológicas que possam surgir neste momento tão difícil que estamos vivendo.

Sentimentos como angústia, medo, estresse se tornam mais presentes, podendo gerar alguns transtornos psicológicos. Trouxemos aqui, algumas dessas dicas:

  • Cuidado com o excesso de noticias: Busque fontes confiáveis para se informar, e procure por essas noticias apenas uma ou duas vezes ao dia;
  • Fique atento a seus sentimentos: Tente estar atento ao que você sente. Em um momento de ansiedade exacerbada, por exemplo, faça uma “foto do momento”, pense que algumas coisa não estão no nosso controle. Respire, ouça uma música ou faça algo relaxante;
  • Apoie e conte com o apoio de pessoas próximas: Telefone para alguma pessoa querida, que talvez também esteja precisando do seu apoio, e ligue para elas quando precisar conversar.
  • Tente manter uma rotina: Se possível, tente manter algumas rotinas, como hábitos de alimentação, exercícios, sono, etc.

 

Acesse o Guia pelo link: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792

 

 

 

 

Nutricionista

 

Ana Paula Simões

CRN: 66696/P

 

Maiores Informações:

(16) 9.9412-0863

DIETAS DA MODA E SEUS MALEFÍCIOS

 

 

A prática de dietas restritivas pode contribuir para distúrbios emocionais e cognitivos, além da possível aparição de transtornos alimentares.

 

Uma dieta restritiva é algo que estressa o corpo e o cérebro, pois ele não entende isso como apenas uma perca de peso em busca de beleza, ele vai tratar isso como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger o organismo, ou seja, irá aumentar o apetite, diminuir o metabolismo e aumentar cada vez mais a obsessão por comida, justamente para que se coma e não corra nenhum risco de perder tecido adiposo, que é nossa principal fonte de energia .

 

Na nutrição trabalhamos com reeducação alimentar e o equilíbrio nutricional para que as pessoas possam levar para sua vida e ter um estilo de vida mais saudável que atenda todas suas necessidades fisiológicas e biológicas e claro levando em consideração a cultura da pessoa e respeitando a individualização de cada um.

http://www.fap.com.br/anais/congresso-multidisciplinar-2019/poster/220.pdf